quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Dicas Básicas para o Evangelismo Infantil


DICAS BÁSICAS:

1-      O que se precisa saber para se evangelizar crianças de todas as fases.
a.       Tudo o que trouxer da Bíblia é novidade, mesmo que você já tá cansado de ouvir, mesmo que a criança já tenha ouvido, a palavra é viva.
b.      Muitas crianças, muita criatividade – use a imaginação, mas não saia da Bíblia.
c.       Faixas etárias diferentes, criatividade extra – tem que atingir todos os níveis
d.      Evangelismo é uma oportunidade ímpar de passar o evangelho, moral e bons costumes que falta no mundo.
e.      Lição Bíblica na ponta da língua, com fidelidade cristã.
f.        Versículo que case bem com a história, pra lição fixar
g.       Sempre no final uma aplicação com lição prática para a vida.
h.      Se for fazer brincadeiras que tenha ordem e limites e o que você disser que iria fazer faça.

2-      Como se começa um culto?
Orando, é claro. Deus é prioridade sempre. Pode-se fazer oração só ou pedir que repitam, se for para as crianças repetirem dê pausas e diga palavras que elas saibam o significado.

3-      Após orar dê ênfase, dê destaque, chame muito a atenção da passagem Bíblica que será decorada – o versículo chave, sempre é bom que elas decorrem para encucarem melhor a mensagem. Explique o significado do versículo, se houver palavras difíceis explique o sentido de cada uma para que faça sentido na cabeça da criança.

4-      Agora você já pode ensinar algumas músicas...  dê preferência a alguma que fale da aplicação que você irá fazer na história. Antes da história você pode cantar alguma música mais calma ou fazer uma oração. Lembre-se sempre de pedir que falem do versículo, para ver se decoraram mesmo.

5-      Contando a história – prepare-se com antecedência, leia muito bem a história, conheça cada fato, cada detalhe e aproveite para usar muito bem suas expressões dando vida a história, evite ler a história na hora, lembre-se, você é o guia desses pequeninos então seu compromisso com Deus vai aparecer diante de cada etapa da aula, então se prepare da melhor forma possível para ser exemplo de cristão comprometido e não desleixado. Se houver gravuras lembre-se de deixá-las em um local que todos possam ver. Quando aplicar a lição lembre-se sempre do plano de salvação, mesmo que for para crianças crescidas no evangelho é necessário falar sempre do que Cristo fez por cada uma.

6-      Quando terminar a lição ore sempre pedindo para que Jesus faça morada no coração de cada uma, assim elas aprenderão como orar entregando suas vidas a Deus.

7-      Para encerrar essa parte você pode cantar e orar ou só orar. Assim você encerra essa parte do culto

8-      Pode prosseguir o cultinho com tarefinhas, ou brincadeiras, casa seja tarefinha escolha bem para que tanto a lição como a aplicação seja usada e mais uma vez relembrada pelos alunos. Caso seja brincadeiras lembre-se sempre de rever as regras com os alunos, tenha sempre em mente a questão de ordem e disciplina, pode haver punição sim e deve, para que se aprenda limites e se respeitem regras. Se mantenha sempre como autoridade, mais nunca como autoritário. Autoridade que fala do amor de Deus demonstra o amor de Deus, ensina-se limites com amor. Isso não quer dizer que os meninos vão pintar e bordar, não. Deve haver sempre clareza no que se espera, mostrando sempre até onde a criança pode ir, e não permitindo que suas regras sejam quebradas sem conseqüências, e muito cuidado com as conseqüências para não afugentar a criança é por isso que o amor é quem vai guiar. Uma boa conversa depois do culto e a sós sempre é bom, mostra que vc não gosta do que ela fez mas se preocupa com ela.

9-      Lembre-se sempre ao se despedir sempre esteja com um sorrizo imenso no rosto mesmo que esteja exauto com tudo e chateado com alguma coisa.

10-   Uma observação importante: Criança diz o que pensa, então esteja atento, se ela estiver entendendo, aceitando e se deleitando com o que vc está fazendo ela vai demonstrar claramente, mas se ela não estiver gostando ou entendendo pode ter certeza que vc vai saber. 
      
Que Deus use grandemente a sua vida ensinando crianças os caminhos do Senhor

Luciana Nunes Dourado Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário